70 cristãos assassinados por causa de sua fé

70 cristãos foram brutalmente assassinados na RDC por sua fé. A perseguição religiosa cresce no mundo. Saiba mais.

, on 
70 cristãos assassinados por causa de sua fé

Nas primeiras horas da manhã de 13 de fevereiro de 2025, as Forças Democráticas Aliadas (ADF) acordaram cristãos na vila de Mayba, na República Democrática do Congo (RDC), gritando: “Saiam, saiam e não façam barulho.”

O grupo rebelde, que tem ligações com a organização terrorista Estado Islâmico, capturou 20 cristãos naquela manhã. Após receberem a notícia chocante, os moradores se reuniram para discutir maneiras de libertar os reféns, mas a situação piorou. Os militantes da ADF já haviam cercado a vila e, pouco depois, levaram mais 50 pessoas.

Os 70 homens, mulheres e crianças foram encontrados mortos em uma igreja próxima, assassinados brutalmente com facões e martelos apenas por serem cristãos. O medo tomou conta da região, forçando muitos cristãos a fugir. “Não sabemos o que fazer ou como orar; já tivemos massacres demais”, disse um ancião de uma igreja vizinha. “Que apenas a vontade de Deus seja feita.”

Segundo a organização Portas Abertas, a ADF há muito tempo realiza ataques brutais na província de Kivu do Norte. Milhares de cristãos foram deslocados ou mortos, casas foram saqueadas e incendiadas, escolas tiveram que ser transferidas, igrejas e unidades de saúde foram forçadas a fechar, e várias aldeias cristãs foram abandonadas devido à violência.

Embora 90% da população da RDC seja cristã, terroristas islâmicos continuam a persegui-los ao longo da fronteira leste do país. O relatório da Voz dos Mártires destaca:

Nas áreas controladas pela ADF, vilas cristãs foram saqueadas, igrejas destruídas e centenas de fiéis brutalmente assassinados. Dezenas de cristãos locais foram sequestrados e forçados a renunciar à fé em Cristo e se converter ao Islã. Os sequestrados testemunharam atos horríveis de violência contra outros cristãos.”

Estima-se que cerca de 13 cristãos sejam mortos todos os dias por sua fé. No entanto, para a maioria de nós, o martírio ou até mesmo a prisão parecem improváveis. Mas você pode se surpreender ao saber que a Bíblia prevê que isso mudará, mesmo em países desenvolvidos como os Estados Unidos, e até mesmo o mais amistoso como o Brasil.

Você está preparado para resistir?

Nada Novo Debaixo do Sol

Infelizmente, os fiéis de Deus sempre sofreram perseguições. O primeiro filho de Adão, Caim, assassinou seu irmão mais novo, Abel, quando Deus favoreceu Abel por sua obediência (Gênesis 4). Mas essa hostilidade não surpreendeu Deus, que já a havia previsto antes mesmo do nascimento dos irmãos (Gênesis 3:15).

Alguns dos alvos mais ferozes da perseguição foram os profetas de Deus. Quando Deus chamou Jeremias para ser profeta, Ele o advertiu: “Eles lutarão contra você” (Jeremias 1:19). Mais tarde, Jeremias lamentou:

Por que minha dor é contínua e minha ferida incurável, recusando-se a ser curada?” (Jeremias 15:18)

O próprio povo de Jeremias conspirou para atacá-lo verbalmente e ignorar suas palavras. No fim, ele foi espancado e preso (Jeremias 37:15).

Do primeiro ao quarto século d.C., vários imperadores romanos perseguiram cristãos. O mais infame, Nero, mandou crucificar muitos e jogá-los para serem devorados por animais no Coliseu. Outros foram queimados vivos em postes como tochas humanas para iluminar os jardins reais à noite.

Durante a Idade Média, a Igreja matou incontáveis supostos “hereges” que rejeitavam seus ensinamentos. Milhões foram presos, torturados e executados durante a Reforma Protestante por desafiar doutrinas que não resistiam ao crivo das Escrituras.

Hoje, estima-se que 1 em cada 7 cristãos seja perseguido no mundo todo. O rei Salomão escreveu:

O que foi é o que há de ser, e o que se fez, isso se tornará a fazer; nada há, pois, novo debaixo do sol.” (Eclesiastes 1:9)

Até Mesmo na Terra da Liberdade

Será que as coisas podem realmente piorar nos Estados Unidos, “a terra da liberdade”?

O livro do Apocalipse descreve um tempo em que o governo dos EUA “fará que todos os que não adorarem a imagem da besta sejam mortos. E faz que todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, tenham um sinal na mão direita ou na testa, e que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome” (Apocalipse 13:15-17).

Esse trecho indica que os EUA imporão uma religião estatal, aprovando leis que permitirão perseguição econômica e até a morte daqueles que se recusarem a obedecer. Talvez você pense que isso nunca poderia acontecer nos EUA, onde a Primeira Emenda da Constituição proíbe o governo de estabelecer uma religião oficial ou interferir na prática religiosa.

Até o Fim

Então, como nos preparamos para perseguições tão intensas?

O Apocalipse nos ensina como vencer o inimigo:

Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; não amaram suas vidas, chegando até a sofrer a morte.” (Apocalipse 12:11)

A preparação e a vitória final pertencem àqueles que entregam suas vidas completamente a Jesus, o Cordeiro que derramou Seu sangue por nós.

Morrer Antes de Chegar Aqui

No século XIX, o missionário James Calvert viajava para pregar o evangelho aos canibais das ilhas Fiji. O capitão do navio o alertou:

Você perderá sua vida e a vida dos que estão com você se entrar entre esses selvagens.”

Calvert respondeu:

Nós morremos antes de chegar aqui.”

Ele indicava que já haviam entregado suas vidas a Jesus e estavam dispostos a morrer por sua missão, se necessário.

Jesus disse:

Porque aquele que quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.” (Mateus 16:25)

Jamais devemos comprometer nossa fé para evitar perseguições. Somente Jesus pode nos salvar. Ele também nos advertiu:

Se me perseguiram, também vos perseguirão.” (João 15:20)

Mas lembre-se: não estamos sozinhos. Nosso Salvador prometeu:

Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mateus 28:20)

Postar um comentário